quarta-feira, 21 de outubro de 2015

II Parada LGBT da Cidade de Goiás


Para ver o álbum de fotos clique aqui

 Aconteceu neste domingo, 18 de outubro, a II Parada do Orgulho LGBT da Cidade de Goiás. Na tarde de sábado, 17/10, uma equipe das ONG organizadoras chegou à cidade para reforçar os trabalhos de divulgação, percorrendo alguns pontos turísticos, áreas de lazer e áreas residenciais da cidade. À noite o grupo participou de um sarau nas proximidades da Casa de Cora e fez panfletagem na Praça do Coreto. Para terminar a noite, ainda teve uma passagem pelo ‘happy hour’ da Praça de Eventos.

Na manhã de domingo, por volta das dez horas, a equipe se deslocou para o local de concentração e iniciou a montagem da estrutura. A parada deste ano contou com diversos complicadores, como a falta de água e energia. A cidade está enfrentando um severo racionamento. A temperatura, na casa dos quarenta graus, foi outro fator que prejudicou o comparecimento do público, que chegou, em sua maioria, depois das dezessete horas, quando o calor começou a abrandar.

Foi montada pela Secretaria Municipal de Saúde uma “Tenda da Prevenção”, com a aplicação de vacinas contra Hepatites e Febre Amarela. O médico e as enfermeiras distribuíram preservativos, materiais informativos, e ainda orientaram os presentes a respeito da prevenção das DST/AIDS. Em parceria com as ONG organizadoras do evento, o Grupo Pela Vidda, de Goiânia, aplicou o Teste Rápido de Fluido Oral, para detecção do HIV/AIDS. Nesta jornada foram aplicados quase 200 testes.

O evento contou ainda com a presença do Bonde dos Abusados, DJs, gogo boys, drag queens, misses, etc. Fizeram uso da palavra os ativistas Marco Aurélio (do Grupo Ypê Rosa), Odílio Torres (Assessor Municipal da Diversidade, de Goiânia), Juno Duran (presidente do GDA, de Anápolis) e Francisco Mendes (presidente da APOGLBT-GO). Um professor do ensino médio, assumidamente gay, também fez uso da palavra para relatar a sua experiência enquanto gay e figura pública da cidade. Os microfones ficaram a cargo de Gleidson Campos, Paulo Henrique Borges e Leonardo Ferreira. O objetivo da APOGLBT-GO é capacitar os jovens para que assumam o protagonismo do movimento no estado de Goiás.

Por volta das dezoito horas e trinta minutos, logo após a execução do Hino Nacional, os participantes deram início à passeata pelas ladeiras da cidade histórica. Ao som de muita música e gritos de ordem, a manifestação foi chamando a atenção de todos, por onde passava. Famílias inteiras, idosos e muitas crianças postaram-se nas calçadas para acompanhar o desfile. Chamou a atenção uma família que agitava uma bandeira do arco-íris. Depois de posar para uma foto com militantes, a mulher relatou que é mãe de uma lésbica e, que, por isso, toda a família apoia o movimento LGBT. Um grupo de motoqueiros e outro de motoristas também acompanhou o percurso, transformando a parada em uma carreata.

Já na parte final do trajeto, o cortejo parou em frente à Câmara Municipal, quando militantes fizeram discursos cobrando da classe política, de todas as esferas governamentais, as políticas públicas para a população LGBT.

Pouco depois a passeata chegou ao ponto de partida. O som permaneceu ligado por algum tempo, para alegria dos presentes. Como ponto positivo da edição de 2015, foi constatada a presença de muitos LGBT locais acompanhando a passeata, o que não havia acontecido no ano anterior. Merece registro também a presença de muitos idosos e crianças, o que tem diferenciado a parada da Cidade de Goiás das demais do interior goiano.

A II Parada LGBT da Cidade de Goiás foi realizada pela APOGLBT-GO (Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás) em parceria com as ONG GDA (Grupo da Diversidade LGBT de Anápolis), ACDH-A (Associação de Cidadania, Direitos Humanos e Cultura Aparecidense) e foi apoiada pelo Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal da Cidade de Goiás através das secretarias de Saúde, Cultura e Turismo. Contou ainda com o apoio da Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros e Saneago.

Para ver o álbum de fotos clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário