terça-feira, 31 de agosto de 2010

II Semana de Saúde LGBT no SUS

30 de agosto a 03 de setembro de 2010

Beth Fernandes, Edson Santana e Walkiria na I Semana de Saúde LGBT em 2009

Este projeto visa conscientizar os funcionários da importância de se tratar com dignidade a população de LGBT nas unidades de saúde. É pioneiro no Brasil e rendeu um prêmio do Ministério da Saúde ao Fórum de Transexuais de Goiás, seu executor.


O evento é interno, voltado apenas para profissionais de saúde, funcionários de Cais, Ciams e outras unidades de saúde da prefeitura, que apoia o evento através da Secretaria Municipal de Saúde.


Contando com uma representante transexual, um gay e uma lésbica, a equipe adentra as unidades de saúde agitando uma imensa bandeira do arco-íris, chamando a atenção de todos os presentes. Isto ilustra bem a situação que a maioria LGBT enfrenta no seu dia a dia ao procurar atendimento médico e se deparar com profissionais completamente despreparados para recebê-los.


A conversa é descontraída e repleta de brincadeiras, trocadilhos e até alguns acordes de violão. Mas o assunto é sério. Um folder é distribuído explicando o significado da sigla LGBT, o que é orientação sexual (e não opção – termo incorreto) e também identidade de gênero. O folder ilustra os desafios que a população LGBT enfrenta no seu dia a dia. Lembra aos funcionários do conteúdo da “Carta SUS”, onde diz que todo atendimento na rede deve ser isento de qualquer tipo de preconceito ou discriminação e finaliza com dicas práticas, úteis no dia a dia.



Ao final da palestra os funcionários compreendem que uma travesti ou transexual prefere ser chamada pelo seu nome social, e não pelo que está escrito na sua carteira de identidade. Entendem que se um gay adentra o consultório com algum problema mais sério, aquele “amigo” que o acompanha na verdade pode ser o seu “marido” e tem o direito de acompanhar de perto a situação do companheiro. E assim por diante.


Há relatos tocantes de profissionais que desconheciam por completo as peculiaridades dessa população e se dizem transformados após a realização das palestras. Por isso mesmo, devido ao seu grande alcance, o projeto vem ganhando cada vez mais respeito e tende a ser estendido a outras cidades e estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário