terça-feira, 12 de julho de 2016

Os objetivos de uma parada LGBT


Pessoas mal informadas, despolitizadas, ou mesmo mal intencionadas, insistem que a PARADA LGBT é uma festa, um ‘”carnaval fora de época” ou mesmo uma ‘micareta’.

MAS ISSO NÃO É VERDADE!

A PARADA LGBT é um ato político da maior importância. É o momento em que LGBT vão para rua para dizer para a sociedade que nós existimos e que nós temos direitos.

Listamos a seguir alguns dos OBJETIVOS da parada LGBT, para que você conheça e ajude a combater o discurso dessas pessoas que só querem discriminar e prejudicar a comunidade LGBT:

1) PROMOVER A VISIBILIDADE MASSIVA
Mostrar à sociedade o poder desse segmento enquanto cidadãos e massa potencial de eleitores e consumidores. Segundo pesquisas, 10% da população é formada por pessoas LGBT, ou seja, no Brasil somos mais de 20 milhões! É uma enorme massa de pessoas que não pode ser ignorada. Os políticos tremem diante de nós. Os LGBT é que ainda não aprenderam usar isso a seu favor.

2) REFORÇAR A AUTOESTIMA
Mostrar que a comunidade LGBT tem seus direitos como cidadãos e que eles precisam ser plenamente respeitados. Mostrar que somos unidos e que juntos, somos fortes.

3) FUNCIONAR COMO RITUAL DE INICIAÇÃO
Para que mais LGBT se assumam, estimulando aos enrustidos a “sair do armário” e se juntar ao grupo para lutar por seus direitos.

4) MOSTRAR À SOCIEDADE A EXISTÊNCIA DA DIVERSIDADE SEXUAL
A sociedade precisa entender que existe essa diversidade. É preciso estimular o respeito à livre orientação sexual, à identidade de gênero e o estilo de vida de cada um. Na hora de pagar impostos, somos iguais a todos. Por que na hora de ter direitos não somos iguais?

5) SELAR A SOLIDARIEDADE COM OUTRAS MINORIAS
A união faz a força, por isso, a parada é um momento da comunidade LGBT se integrar com outras minorias sociais, entidades de classe e representantes de diferentes setores do poder, fazendo das paradas uma vitrine para ampliar a articulação do movimento LGBT com outros movimentos.

6) ARREGIMENTAR NOVOS MILITANTES
O movimento LGBT não pode parar. Pessoas vão envelhecendo e precisam ser substituídas. Assim, é preciso juntar a experiência dos mais velhos com a energia dos mais novos para fortalecer o movimento. As paradas são o momento ideal para despertar nos jovens o ideal de luta, a vontade de continuar lutando pela nossa causa e por nossos ideais. Nessas oportunidades é que eles sentem vontade de entrar para o movimento social organizado.

7) DENUNCIAR À POPULAÇÃO EM GERAL E À MÍDIA AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DE HOMOFOBIA
Nas paradas, o público LGBT ganha grande visibilidade na mídia. É preciso aproveitar esses momentos para denunciar a violência contra os LGBT, as práticas preconceituosas da sociedade. Também é preciso transmitir aos participantes da parada informações sobre autodefesa contra discriminações e como enfrentar e se proteger da violência anti-LGBT.

8) REFORÇAR A PREVENÇÃO CONTRA AS DST/AIDS
É um dos principais objetivos das paradas reforçar junto aos participantes a necessidade da prevenção contra as DST/AIDS. A população LGBT está entre as mais vulneráveis a essas endemias.

9) APOIAR AS PESSOAS COMPROMETIDAS COM A NOSSA CAUSA
A parada é uma oportunidade para dar espaço e visibilidade para candidatos LGBT e pessoas que mesmo não sendo LGBT são comprometidas com a nossa causa. Lembre-se: enquanto LGBT não votar em LGBT, os religiosos fanáticos continuarão se unindo, elegendo seus candidatos para votar leis contra nós! Atualmente, a chamada “bancada da Bíblia” é composta por cerca de 75 deputados enquanto os que apoiam a causa LGBT não chegam a uma dezena de deputados...

Agora você já sabe. Quando alguém disser alguns dos absurdos que costumamos ouvir por aí sobre a PARADA LGBT, você já tem os argumentos para combater esses inimigos da comunidade LGBT, que só ajudam a propagar o preconceito e a discriminação.

Se precisar de mais alguma orientação, procure uma ONG LGBT e se informe. Juntos, somos mais fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário