sábado, 12 de setembro de 2015

3ª parada LGBT de Aparecida acontece no domingo 13/09



A Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás (APOGLBT-GO) promove, no domingo, 13 de setembro, a 3ª Parada do Orgulho LGBT de Aparecida de Goiânia. A concentração será na Alameda do Almeida (continuação da Av. Uru) esquina com a Avenida Rio Verde (próximo ao Buriti Shopping) com início previsto para as quatorze horas. Com o tema “Respeito sim, homofobia não”, o evento pretende conscientizar lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, além da população em geral, da necessidade de se cultivar a cultura do respeito à orientação sexual, à identidade de gênero, bem como da necessidade de se criminalizar a homofobia. Além disso, visa incentivar a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e do HIV/AIDS.

Francisco Mendes, coordenador do evento pela APOGLBT-GO, ressalta que, “apesar de todos os esforços, os índices de contaminação dos jovens pelo HIV/AIDS ainda são muito altos e mostram uma tendência de crescimento, revestindo-se de grande importância o engajamento de toda a sociedade para a conscientização dessa faixa etária para o uso do preservativo. Não só dos jovens, mas de pessoas de todas as idades. Além disso, precisamos conscientizar a população sobre direitos humanos e cidadania LGBT. O Brasil é um dos países campeões mundiais em casos de homofobia e é preciso trabalhar a questão do respeito para sairmos deste triste ranking”.

As atividades da III Parada começam na sexta, dia 11, com a realização da Blitz da Prevenção, nas imediações do Supermercado Super Store, na avenida Rio Verde. Na oportunidade serão distribuídos preservativos, gel lubrificante e material informativo sobre as DST/AIDS.

ATRAÇÕES CULTURAIS

No domingo, dia 13, a partir das 14:00 horas, e durante toda a tarde, haverá apresentações culturais e muita música nos trios elétricos com os DJ’s Júnior Duran, Iago e Lipi Bitch. Animarão a galera os MC’s Mac Jhony e Pikadilha, além de Ângelo Rocha & Cia. A irreverência ficará por conta dos bondes Ritmo Quente e Detonadores do Funk, e do grupo Glitter Stiletto Dance. O toque de sensualidade ficará a cargo de Daniel Gogodance e Victor Gogobear. Marcará presença a Rainha das Paradas da APOGLBT/2015 Thayná Moura e Nicolly Thunder Drag.  Na saída da passeata, a jovem Sara Rodrigues cantará o Hino Nacional. Antes disso, se apresentará em dupla com a sua mãe, Miria Lils Lils.

CASAMENTOS

O clima de amor também terá espaço na 3ª Parada de Aparecida: para as dezesseis horas estão previstas duas cerimônias de casamento. Uma do casal de lésbicas Patrícia Fabiana e Vanusa Sueda, e outra do casal gay masculino Dener Matias e Dione Costa. As cerimônias serão presididas pelo pastor Edson Santana, da Igreja IRIS (Igreja Renovada Inclusiva para a Salvação), congregação esta voltada para o público LGBT.

PREVENÇÃO DST/AIDS

Entre as apresentações culturais e ao longo de toda a tarde haverá brincadeiras, sorteio de brindes e distribuição massiva de material informativo sobre as DST/AIDS e insumos de prevenção como camisinhas e gel lubrificante na Tenda da Prevenção. Na oportunidade será oferecido o teste de Fluído Oral para detecção do HIV e Sífilis. A testagem será feita por uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Aparecida de Goiânia com a utilização do micro-ônibus conhecido como CTA Itinerante.

PASSEATA

Por volta das dezessete horas e trinta minutos, a multidão sairá em passeata pelas ruas da cidade. A expectativa da comissão organizadora é reunir cerca de dez mil pessoas. Para esse ano o trajeto será alongado e alcançará o Terminal do Cruzeiro, onde entrará na Av. Rio Verde para retornar ao ponto de partida. Em frente ao Buriti Shopping será realizado o tradicional “Beijaço”, para dizer sim ao respeito e não à homofobia.

A parada é promovida pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás (APOGLBT-GO) em parceria com o GDA (Grupo Diversidade LGBT de Anápolis), ACDH-A (Associação de Cidadania, Direitos Humanos e Cultura Aparecidense) e UJS (União dos Jovens Socialistas de Anápolis), e tem o apoio do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais, da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, das Coordenações Estadual e Municipal de DST/AIDS, Polícia Militar, SMTA, Guarda Municipal, etc.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo Facebook “parada goiás”, pelo e-mail paradagoias@hotmail.com ou pelo fone (62) 9176-5720 ou 8294-7830 com Francisco Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário