segunda-feira, 19 de novembro de 2012

NOTA - LUCAS FORTUNA


É com profundo pesar e consternação que a Associação da Parada de Goiás e suas ONGs parceiras vêm a público notificar a morte de Lucas Fortuna, um ativista incansável do movimento LGBT de Goiânia e de Goiás. O rapaz faleceu na madrugada deste domingo, ao que tudo indica, mais uma vítima da homofobia que ele tanto tentava combater.

 
“O jornalista Lucas Cardoso Fortuna, de 28 anos, foi encontrado morto, na manhã de ontem, na praia do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. O corpo de Lucas tinha sinais de violência e estava ensanguentado, segundo informações do Departamento Policial de Homicídios de Recife (DPH), que investiga a morte do goiano.

Lucas era árbitro de voleibol e estava em Pernambuco a trabalho, pela Federação Goiana de Voleibol, para arbitrar um campeonato. A última vez que teria sido visto pelos amigos, que informaram à polícia, foi no sábado à noite, no hotel onde a delegação estava hospedada. Os amigos não o encontraram ontem e então iniciaram as buscas”, de acordo com informações do jornal Diário da Manhã, de Goiânia.


Fortuna era presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santo Antônio de Goiás; militante do Movimento Gay em Goiânia e um dos fundadores do Grupo Colcha de Retalhos, que luta pelas causas ligadas à Lesbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) da Universidade Federal de Goiás, onde se formou. Ele compôs a diretoria das ONGs ADGLT e AGLT, além de participar da organização de diversas paradas gays em Goiânia e lutava pela transformação em lei do projeto que prevê a criminalização da Homofobia no Brasil.

 
A APOGLBT-GO lamenta profundamente esta perda e pede uma investigação apurada às autoridades pernambucanas para que este não se torne mais um crime impune, como tantos outros. Além disso, exige que os parlamentares se comprometam a aprovar, urgentemente, uma lei que criminalize a homofobia em nosso país. Segundo o Grupo Gay da Bahia, responsável pelo levantamento desses dados, um LGBT é assassinado diariamente no Brasil. É inadmissível, que em nome de preconceitos religiosos, nossos parlamentares fechem os olhos para tamanha violência. Não se trata apenas de uma questão de sexualidade, mas sim de humanidade. Até quando teremos de nos deparar com essas manchetes nos jornais? Até quando?

Basta de homofobia!

3 comentários:

  1. precisamos gritar cada vez mais alto pra que esse tipo de crime e todos que existe no Brasil seja realmente punidos, vivemos em um paìz sem lei...atè quando nossos polìticos fecharam os olhos pra tantos crueldade sem fazer nada!!!
    Que Deus religioso è esse que proteje alguns e abondona outros filhos?? esse Deus eu desconheço, nao pode se Pai de todos em iqualdade de Amor!!Chega de matar inocentes!!

    ResponderExcluir