Uma reunião na noite de 1º de junho, na sede do Fórum de Transexuais de Goiás, deu o pontapé inicial nos trabalhos da “XIV Parada do Orgulho LGBT de Goiânia”. A entidade venceu um edital público promovido pelo Ministério da Saúde e será a organização responsável pelo evento, juntamente com suas ONGs afiliadas.
A Parada será realizada no dia 05 de setembro, domingo, com concentração a partir das 12:00 horas em frente ao Bosque Botafogo, na Avenida Araguaia. O trajeto dos anos anteriores será mantido: Avenida Paranaíba, Av. Tocantins, Praça Cívica (ao lado do Coreto) e Avenida Araguaia, retornando ao ponto de partida.
Como se trata de um ano eleitoral, a XIV Parada terá como tema “Nosso voto, nossa força. Por um Brasil sem homofobia”. O objetivo da comissão organizadora, ao eleger este tema é a conscientização de LGBT da necessidade de fazerem uso correto do voto para eleger pessoas comprometidas com a causa, qual seja, o respeito aos direitos e à cidadania.
Dentre as atividades programadas, está a realização da “II Semana LGBT no SUS”, que visa conscientizar os funcionários da importância de se tratar com dignidade LGBT nas unidades de saúde. Este projeto é pioneiro no Brasil e rendeu um prêmio do Ministério da Saúde ao Fórum de Transexuais de Goiás, executor do projeto.
Já está definida a realização do concurso "Drag Cultura 2010", que será realizado no dia 04 de setembro, às 20:00 horas, no Bosque Botafogo (mesmo local de concentração da Parada).
Outras atividades como tarde cultural, oficinas, seminários e shows artísticos, ainda estão sendo discutidos e serão divulgados oportunamente.
O evento é financiado pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/AIDSUNODC, órgão das Nações Unidas Contra Drogas e Crime e apoiado pelas Coordenações Estadual e Municipal de DST/AIDS, através do Governo do Estado de Goiás e da Prefeitura Municipal de Goiânia. Além do Fórum de Transexuais de Goiás, coordenador do evento, participam da comissão organizadora as seguintes ONGs afiliadas: AFROLGBT, ALEGO (Associação de Lésbicas de Goiás), APOGLBT-GO (Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás), ASTRAL-GO (Associação de Travestis do Estado de Goiás), Grupo Colcha de Retalhos (UFG), Flor de Lis (Trindade), Igreja I.R.I.S (Igreja Renovada Inclusiva para a Salvação) e Nação Maria Retalho.
Informações podem ser obtidas com a Presidente do Fórum de Transexuais, Beth Fernandes, pelo fone (62) 8419-2523.
Outros canais de comunicação:
E-mail: paradagoias@hotmail.com
Blog: www.paradagoias.blogspot.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0 (ou pesquise “parada goias”)
Twitter: @paradagoias
Nenhum comentário:
Postar um comentário