sábado, 25 de junho de 2016

Campanha - Ajude a APOGLBT-GO a adquirir um veículo para prevenção das DST/AIDS



A APOGLBT-GO é uma ONG, sem fins lucrativos, sediada em Goiânia, mas com atuação em todo o estado de Goiás, que trabalha com a temática de Prevenção às DST/AIDS, Testagem Rápida, Direitos Humanos e Cidadania. Nosso público-alvo é prioritariamente a população LGBT, que é uma das mais vulneráveis a essas endemias, segundo dados do Ministério da Saúde. No entanto, também trabalhamos com a população JOVEM EM GERAL, independente de orientação sexual, e pessoas usuárias de álcool e outras drogas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, preocupa o aumento da contaminação do HIV entre os jovens de 15 a 24 anos. De 2004 a 2013, a taxa de detecção passou de 9,6 para 12,7 casos a cada 100.000 habitantes. Diante da grande incidência de HIV/AIDS, sobretudo entre os mais jovens, a APOGLBT-GO, entende que é preciso ampliar e aumentar o impacto das ações de prevenção, levando-as até cidades de menor porte, com essas populações mais vulneráveis, além de promover o incentivo ao acesso aos serviços de saúde.

As atividades de prevenção consistem na realização de oficinas de sexo seguro e palestras para estudantes, empresas, sindicatos e outras organizações, além da abordagem individual em locais de grande fluxo de pessoas como praças, parques, bares, saunas, cinemas, boates, escolas, universidades, etc. Nessas oportunidades, orientamos acerca da importância de se fazer sexo seguro e distribuímos insumos de prevenção (camisinha e gel lubrificante), além de material informativo, alertando sobre os sintomas e tratamentos das principais DST/AIDS. Em algumas dessas atividades, realizamos a Testagem Rápida para o HIV. Pessoas com diagnóstico positivo são encaminhadas e acompanhadas para o tratamento na rede pública do SUS.

Nosso objetivo com essa campanha é adquirir uma Kombi (ou veículo similar) para realizar ações de Prevenção às DST/AIDS e Testagem Rápida para o HIV em cidades do interior do estado. Atualmente não dispomos de nenhum meio de transporte próprio e precisamos nos valer do transporte coletivo, no qual gastamos muito tempo e energia, e também da boa ação de voluntários que, às vezes, nos transportam para alguma atividade.
Precisamos de um veículo com essas características porque nessas atividades nos deslocamos em equipe, que às vezes não cabe em um carro só, e além disso precisamos levar os materiais de trabalho: mesas, cadeiras, tenda, caixas de isopor, banners, folders, mochilas com pertences da equipe, etc. De modos que um carro pequeno não comporta a quantidade de material e pessoal. O veículo também poderá funcionar como um "consultório de rua", onde poderemos conversar com as pessoas reservadamente, dar os resultados dos testes, fazer aconselhamentos, etc.

Uma kombi (ou similar) nos proporcionaria muito mais praticidade e agilidade em nossas ações, além de permitir o acesso a várias outras cidades às quais hoje não podemos atender.

A APOGLBT-GO (Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás) foi fundada há 07 (sete) anos e desenvolve projetos em parceria com o Departamento Nacional de DST/AIDS (MInistério da Saúde), Coordenação Estadual de DST/AIDS de Goiás, Coordenação Municipal de DST/AIDS de Goiânia, Fundo PositHIVo e Prefeituras Municipais do interior de Goiás. Todos os trabalhos da ONG são desenvolvidos em regime de voluntariado (ninguém recebe salário fixo) e a instituição está adimplente com todos os seus contratos e financiadores.

O HIV/AIDS não escolhe cara, nem idade, nem classe social, nem etnia, nem orientação sexual, nem qualquer outro indicador. Todos estão sujeitos. E como se sabe, HIV/AIDS NÃO TEM CURA. O único remédio é a PREVENÇÃO. Por isso, nos ajude: colabore!


terça-feira, 21 de junho de 2016

segunda-feira, 20 de junho de 2016

2ª Parada LGBT de Trindade acontece em 14 de AGOSTO.


Está confirmada para 14 de agosto de 2016, a partir das 14 horas, a 2ª Parada do Orgulho LGBT de Trindade. Como no ano anterior, a concentração será em frente ao Ginásio Armando Greco, na Avenida Manoel Monteiro. O percurso da passeata será o mesmo da última edição. A expectativa da Comissão Organizadora é reunir cerca de cinco mil participantes.

Por ser um ano de eleições, o tema deste ano é: “Nosso voto, nossa força. Por uma Trindade sem LGBTfobia”. Este tema foi escolhido em reunião das ONG que promovem e apoiam a parada, com o objetivo de conscientizar a comunidade LGBT da necessidade de se votar em candidatos que sejam comprometidos com a causa e os direitos humanos LGBT.

Como na primeira edição, o evento contará com a distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção das DST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. Haverá a aplicação do Teste Rápido com Amostra de Fluído Oral e outras atividades que visam à saúde, direitos humanos e cidadania da população LGBT.

A parada é uma realização do Grupo da Diversidade LGBT de Anápolis (GDA), em parceria com a Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás (APOGLBT-GO), Associação de Cidadania Direitos Humanos e Cultura Aparecidense (ACDH-A), União dos Jovens Socialistas de Anápolis (UJS), União Nacional dos Jovens LGBT (UNA LGBT) e dos Grupos Ipê Rosa e Oxumaré. Conta ainda com o apoio da Coordenação Estadual de DST/AIDS e da Prefeitura Municipal de Trindade e, também dos órgãos da segurança pública: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU de Trindade.

Ajude na divulgação da Parada compartilhando o flyer abaixo, em formato específico para smartphones e celulares:


Capa para Facebook:



Atrações da 4ª Parada LGBT de Aparecida


Dia 17 de agosto acontece a 4ª Parada LGBT de Aparecida de Goiânia e como LGBT também é cultura, a manifestação contará com a apresentação de diversos artistas que estarão dando seu grito contra a LGBTfobia. O som ficará por conta dos Djs Juno Duran (residente das paradas da APOGLBT-GO) e os convidados Fabrício Rodrigues e Damds Marques. As drag quees serão representadas pelas belezas de Thayná Moura e Aguilera Summer. E já que ninguém poderá ficar parado com tanta animação, a dança ficará por conta dos grupos Requebra Dance, Detonadores do Funk, Bonde Os Coringas e Spirit Stilleto. Ou seja, uma festa completa com música, dança, animação, manifestação e muito respeito. Todos unidos para exigir respeito e dizer: basta de LGBTfobia!

Ajude na divulgação das atrações da Parada compartilhando o flyer abaixo, em formato específico para smartphones e celulares: