sexta-feira, 7 de setembro de 2012

NOTA SOBRE O ASSASSINATO DAS 4 TRAVESTIS EM GO



A Associação de Travestis e Transexuais de Goiás (ASTRAL), o Fórum de Transexuais de Goiás e suas ONGS parceiras lamentam profundamente o episódio ocorrido na madrugada de 6 para 7 de setembro no qual quatro travestis foram barbaramente assassinadas em Aparecida de Goiânia e Hidrolândia.

É lamentável que isso tenha acontecido exatamente no dia em que as ONGs promoviam o Miss Drag Cultura, um evento criado justamente para mostrar o trabalho, o talento, e elevar a autoestima das travestis e transexuais.

Mais lamentável ainda é que o Estado de Goiás ocupe a nona posição no ranking nacional da homofobia. Só em 2011 foram 12 homossexuais assassinados, segundo dados do Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O relatório também constatou que Goiás tem uma taxa de duas a três violações homofóbicas por 100 mil habitantes. Em 2011, foram 6.809 casos de violações denunciados no disque 100 e, destes, 137 foram de Goiás. As cidades que mais denunciaram foram Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Cristalina.

É preciso que a Polícia investigue e puna exemplarmente esses criminosos. Todo cidadão tem o direito à vida garantido pela Constituição Federal, independente de qualquer tipo de discriminação.

É preciso que se implante urgentemente políticas públicas para defender esse segmento tão marginalizado de nossa população.

Todas as minorias têm seus estatutos e leis que as protegem: negros, mulheres, índios, crianças e adolescentes, deficientes. LGBT é a única minoria que ainda não foi contemplada por uma lei que a ampare.

Até quando teremos de conviver com tamanha violência e tamanho descaso do poder público?

Basta de homofobia!

Nesse momento de profunda dor, palavras não cumprem a função de amenizar tamanho sofrimento, mas levamos a cada família enlutada o nosso abraço, o nosso afeto, a nossa fé em Deus, pedindo que Ele os console e os ajude a superar tão difícil momento.

Associação de Travestis e Transexuais de Goiás
Fórum de Transexuais de Goiás
Associação da Parada LGBT de Goiás
Associação de Lésbicas de Goiás
Igreja IRIS
Afro LGBT
Flor de Lis - Trindade
Associação GDA - Anápolis

Kyara Houston é eleita a Miss Drag Cultura 2012



Cerca de 300 pessoas lotaram a Boate Total Flex na noite de ontem para acompanhar a eleição da Miss Drag Cultura 2012.

 
O evento, que está em sua quarta edição, e já faz parte do calendário LGBT goianiense, é promovido pelo Fórum de Transexuais de Goiás e suas ONGs parceiras: Associação da Parada de Goiás (APOLGBT-GO), Associação de Travestis e Transexuais de Goiás (ASTRAL-GO), Associação de Lésbicas de Goiás (Alego), Flor de Lis de Trindade, Grupo Diversidade LGBT de Anápolis e Igreja IRIS.

 
De acordo com Francisco Mendes, o produtor artístico do evento, “a disputa é voltada para a visibilidade de travestis e transexuais com o objetivo de mostrar o trabalho destas profissionais, valorizá-lo e torná-lo conhecido do grande público, além de combater a homofobia”.

 
Participaram do concurso as candidatas: Mary Landy, Waisla Blonde, Aguilera Summer, Aisla Toya, Kyara Houston e Princiany de Carvalho. Waisla foi a terceira colocada, Aisla Toya a segunda e a grande vencedora, eleita a Miss Drag Cultura 2012 foi a candidata Kyara Houston (de vestido verde, em primeiro plano). Elas foram avaliadas nos quesitos maquiagem, dublagem, produção e performance. O júri teve dificuldade para escolher a vencedora, já que a disputa foi acirrada. Kyara recebeu a faixa com o título, das mãos de Morgana Voguel, a Miss Drag Cultura 2011.

 
Além das candidatas que disputaram o título, abrilhantaram o evento a apresentadora Margoza, a Miss Beleza Gay 2012, além dos DJs que se encarregaram de garantir a animação durante toda a noite até o sol raiar: Allan Pércio (DJ residente) e os convidados Juno Duran (de Anápolis) e Marcos Promoter (do DF).

Para ver a GALERIA DE FOTOS do evento, clique aqui.